segunda-feira, 21 de maio de 2012

Região de Kurpie


Hoje, o blog do Wesoly trás informações sobre uma belíssima região da Polônia, Kurpie. Com sua cultura rica e diversificada, ela nos mostra um folclore alegre com seus belos trajes coloridos. Esperamos que gostem!

 Kurpie é uma das regiões étnicas na Polônia, conhecida pelos seus costumes únicos e tradicionais, como os seus tipos de trajes, dança, arquitetura e meios de subsistência.  Kurpie está localizado na Polônia em uma planície chamada Região Mazóvia (Mazowsze), que já foi coberto por duas florestas conhecidas como Zielona Puszcza (floresta Verde) e a Biała Puszcza  (floresta Branca). Nos últimos quatrocentos anos,  caçadores e coletores de mel selvagem desenvolveram um folclore rico e vivo.
No mapa de hoje, a região compreende Kurpie Mazovia, Podlasie e, em pequena medida, a região de Warmia e Mazury. As áreas povoadas hoje em Kurpie são, em geral, as cidades de Myszyniec e Ostrołęka e as vilas de Czarnia.
Devido ao seu isolamento, os habitantes de Kurpie eram pessoas que não eram nem servos nem nobres, mas se reportava diretamente ao rei, assumindo assim uma cultura única e própria.

TRAJES
As mulheres do norte usam saias vermelhas (no sul eles são verdes) e em cima disto, coletes verdes (gorsety). As blusas são feitas de linho branco e têm pequenas ornamentações embora as mulheres sempre usem colares feitos de âmbar local. Um elemento muito arcaico são os chapéus aveludados pretos (czolka) enfeitado com flores ou tiras. Na região sul de kurpie vemos bordados mais elaborados e no norte um estilo diferente de chapéus.
O traje masculino no norte usa-se longos casacos marrons amarradas em torno da cintura com uma faixa vermelha. Eles usam camisas de linho branco e calças brancas, que são fixados na parte inferior com tiras dos sapatos. Há algumas variações no traje. Por exemplo, as calças dos homens podem ser cinza ou branco, e as mulheres podem usar saia vermelha.

MÚSICA
         As músicas de Kurpie são muito diferentes das regiões vizinhas. Mais de mil canções de Kurpie originais foram gravadas pelo padre polonês, Wladyslaw Skierkowski, em seu livro "Puszcza Kurpiowska w pieśni". Em Henryk M. Górecki sinfonia terceiro, intitulado "Symphony of Sorrowful Canções", a primeira parte da sinfonia foi inspirado pela música de Kurpie.
Confiram algumas fotinhas :)






Assistam vídeo do Wesoly Dom, apresentando a coreografia de Kurpie na Polônia (festival de Rzészow 2008):



 

Fontes:


(http://blog.rheinland.com.br/?p=35)

(http://en.wikipedia.org/wiki/Kurpie)



domingo, 20 de maio de 2012

Aniversário Wesoly Dom

Ontem realizamos uma pequena comemoração pelo 12 anos do Grupo Wesoly Dom, mais uma vez, gostaríamos de lembrar de todos aqueles que fazem e já fizeram parte do nosso grupo. Um forte abraço a todos!!!
 

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Wesoly Dom no 7º Dzien Polski

No dia 05 de maio a convite do Sr. Augusto Bronguel, em mais um ano o G.F.P. Wesoly Dom se apresentou numa festa muito bonita, realizada todos os ano em Araucária, em comemoração a imigração polonesa em nosso município, este ano foi na Comunidade Campestre. A festa começou pela manhã, com a celebração de uma missa rezada em polonês, depois de um maravilhoso almoço, a tarde foi de muita festa e animação, com a participação além do Wesoly Dom, do Coral Dzien Polski e uma matinê muito animada com os Garotos Galponeiros.
Abaixo, algumas fotinhas da festa e também link com alguns momentos da apresentação :)



Confira também o vídeo: