quinta-feira, 21 de junho de 2012

Final de semana tem apresentação do Wesoly Dom!

Sábado dia 23 de junho, tem apresentação do Grupo Folclórico Polonês de Araucária Wesoly Dom na festa em louvor ao Padroeiro São João Batista.

Local: Salão Paroquial São João Batista - Contenda PR (Centro)
Programação do dia
19h: Missa
20h10: Acenderão a fogueira.
20h15: Apresentação Grupo Folclórico Polonês Wesoly Dom
21h00: Apresentação - Encenação Casamento Polonês
21h30: Baile com Garotos Galponeiros
Abaixo, cartaz com maiores informações sobre o evento J

TODOS ESTÃO CONVIDADOS!**

terça-feira, 19 de junho de 2012

Wesoly Dom realiza III Noite da Sopa polonesa e Casamento Polonês

Nesse final de semana, o G.F.P. de Araucária Wesoly Dom, realizou a tão esperada Noite da Sopa polonesa servida na Broa. Os preparativos para o evento começaram já o meio da semana, e no sábado ás 8h da manhã a equipe de decoração e cozinha já estava de pé organizando tudo para a chegada dos convidados a noite.
As sopas de cogumelo, carne e batata foram um verdadeiro sucesso!
Servidas quentinhas com os ingredientes mais fresquinhos e saborosos possíveis, todos puderam apreciar essa maravilha da culinária polonesa numa noite de outono aqui de Araucária.
E teve mais, os convidados também presenciaram a encenação do casamento típico polonês. Com Druzba, Condes, Damas, músicos...enfim, tudo que um casamento típico polonês tem direito.  E não acabou por aí não, logo após o baile dos noivos, foi servido um maravilhoso café com tortas de requeijão, bolo de nozes, tortas salgadas e muito mais.
Fica aqui então registrado o nosso agradecimento a todos que participaram da festa, aos convidados, equipe de organização, voluntários, a RIC TV pela cobertura do evento.
Vai aí algumas fotinhas do evento.





 










Reportagem transmitida no dia 19 de junho na RIC TV J


Link para o vídeo da reportagem: http://www.youtube.com/watch?v=1nebOVA_HB8
E aproveitando o gancho, temos abaixo algumas informações extras sobre a celebração do Casamento Polonês, seguidas de algumas imagens antigas de casamentos poloneses encontradas na internet. Que apesar de não sabermos de quem as pertença, transmitem todo sentimento que gostaríamos de passar a todos que presenciaram nossa encenação.


Casamento Polonês
Os imigrantes poloneses chegaram ao Paraná por volta de 1871. Como em Araucária, também se estabeleceram em várias regiões do Estado, como: Ivaí, São Mateus do Sul, Mallet, Cruz Machado, Contenda, Thomaz Coelho, Rio Claro, Reserva e Irati, onde contribuíram ativamente para o desenvolvimento das regiões. Nos velhos tempos o casamento polonês durava uma semana entre os preparativos e a festa propriamente dita.
Em muitas comunidades do Paraná ainda são mantidos vários rituais como: Organizadores do casamento chamados Druzba I Drusbyna, os condes e damas chamados de Hrabie I Damy, que são os que servem os convidados; Czepowiny ou Odczepiny, que é a dança em volta da mesa dos noivos, onde todos os casais convidados dançam em torno da mesa e ao final depositam uma quantia em dinheiro que simboliza um ajuda para o início promissor da vida do novo casal; Poprawiny, que é a festa do dia seguinte, entre outros. As festividades eram sempre acompanhadas de bebidas e comidas típicas e muita música e dança. Todos colocavam suas roupas mais bonitas, cheias de cor e enfeites, principalmente os vestidos e lenços das mulheres. Durante o século XIX eram  roupas regionais.
Neste link abaixo, há outras informações a mais sobre os rituais do casamento polonês:


Fonte: Fotos retiradas da internet
VIVA OS NOIVOS!!!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

III Noite da Sopa Polonesa na Broa

São diversos deliciosos sabores de sopas típicas polonesas servidas na broa!

Entre elas:
Zupa grzybowa w chlebie (Sopa de cogumelos)
Zupa ziemniaczana z kielbasa (Sopa de batata com salame)
Zupa gulasz (Sopa de picadinho de carne)

E este ano, o Wesoly Dom trás novidades: Encenação inédita do Casamento Polonês e delicioso Café da meia noite com mais iguarias
 da culinária polonesa.

Data: 16/06/2012
Horário: 20h
Local: Chácara do Soczek
Av. Archelau de Almeida Torres, 2182

Convide sua família e venha participar desta festa mais que animada!!!


Antecipe/reserve seus ingressos nos fones: 9969 9424 / 3642 0202 / 9828 6450

Culinária da Polônia...
Falando sobre assunto, vamos aproveitar para trazer mais informações sobre a diversidade da comida polonesa e saber um pouquinho mais sobre quais são os tipos de sopas mais famosos J
Culinária da Polônia (polonês: kuchnia polska) é uma mistura de tradições culinárias eslavas e estrangeiras. Surgida da mistura dos diversos costumes culinários das várias regiões da Polônia e culturas circunvizinhas, ela utiliza uma grande variedade de ingredientes. É rica em carne de todos os tipos e temperos, bem como de tipos diferentes de massas e bolinhos, sendo o mais popular deles o pierogi (massa cozida, com recheio de requeijão e batata, acompanhado de molho de lingüiça, nata e bolas de requeijão). Assemelha-se à outras culinárias eslavas quanto ao uso de mingaus (kasza) e de outros cereais, mas teve também uma grande influência das culinárias turca, alemã, húngara, judaica,russa,francesa e culinárias coloniais do passado.
Sabores de sopas mais famosas
  • barszcz - sopa de beterraba, presente na culinária de todas as nações eslavas;
  • chłodnik - sopa fria feita de leite azedado, folhas de beterraba, beterrabas, rabanetes, pepinos e endro fresco picado;
  • czernina - sopa de sangue de pato;
  • flaki - guisado de tripa de boi ou porco com orégano;
  • rosół z kury - canja de galinha;
  • zupa grzybowa - sopa feita com várias espécies de cogumelos;
  • zupa ogórkowa - sopa de pepinos em conserva, freqüentemente com carne de porco;
  • zupa szczawiowa - sopa de azeda (rumex acetosa) erva muito comum na Europa. Tem um sabor adocicado;
  • żur - sopa de farinha de centeio fermentada com lingüiça branca e/ou ovo cozido;
  • żurek - sopa grossa normalmente com batatas, carne, ovos, cenouras (um prato com ingredientes muito variáveis).




Fotos: Internet/Acervo pessoal Wesoly Dom