terça-feira, 16 de abril de 2013

COLONIZAÇÃO POLONESA NO BRASIL, PARANÁ E ARAUCÁRIA

O tema do nosso post da semana é sobre um pouco da colonização polonesa no Brasil, Paraná e Araucária. Lembrando que todo conteúdo aqui abordado possuí suas respectivas referências citadas na sequência.
Se você possui e conhece maiores informações, compartilhe conosco!

ASPECTOS GERAIS SOBRE A COLONIZAÇÃO POLONESA NO BRASIL
 E PARANÁ

Foto: Intenet

Os primeiros representantes do grupo étnico polonês chegaram ao Brasil em 1869. Um grupo de 16 famílias, com aproximadamente 80 pessoas, provenientes da localidade de Siolkowice, região de Opole, província da Silésia, então sob ocupação prussiana, fixou-se numa área de terras da Colônia Príncipe Dom Pedro, próxima à Colônia Itajaí, atual município de Brusque-SC.
“Quando a imigração polaca começou no Brasil, não existia o Estado Polaco, somente a nação. A Polônia, após ter sido um dos maiores países europeus nos séculos XVI e XVII, foi invadida no século dezoito pelos seus três vizinhos, Rússia, Áustria e Prússia”. (ULYSSES, 2000, pg 64)
No Paraná, estudos apontam o ano de 1871 como marco principal da vinda dos poloneses, ou seja, dois anos depois de se fixarem em Santa Catarina. Nessa data, o grupo já ampliado, chegou a Curitiba, instalando-se no bairro do Pilarzinho. Fixaram-se também em São Mateus do Sul, Rio Claro, Mallet, Cruz Machado, Ivaí, Reserva e Irati. Em Curitiba, fundaram várias colônias que hoje são, por exemplo, os bairros de Santa Cândida e Abranches.
Misturados a outras correntes imigratórias, ou isoladamente, o grupo se fixou, em terras catarinenses e paranaenses, com o objetivo de cumprir contratos de obras, propostas por engenheiros, ou militares.

Pode-se definir que a imigração polonesa para o Brasil se deu em quatro fases:
· 1ª fase, 1869-1871
Vieram para o Brasil nesse período, mais precisamente para Brusque (SC) 32 famílias. Entretanto, não se adaptando às adversidades da região, uma vez que a maioria dos moradores da colônia eram alemães, foram transferidos para Curitiba, estabelecendo-se no Pilarzinho.
· 2ª fase, 1873-1891
No ano de 1873, desembarcaram no porto de São Francisco (SC) 64 famílias, totalizando 258 pessoas que, após conseguirem autorização do presidente do Paraná, Dr. Frederico Abranches, se estabeleceram a 6 Km de Curitiba no atual bairro Abranches. Em 1876, as colônias polonesas no entorno de Curitiba contavam com 3850 pessoas. Uma no vale do Iguaçu, próximo a Palmeira-PR, onde se desenvolveram as colônias polonesas de Santa Bárbara, Canta Galo, Rio dos Patos, São Mateus, Água Branca, Eufrosina e Rio Claro, num total de 8200 pessoas. A outra comissão, de Rio Negro-PR, foi responsável pela formação das colônias polonesas de: Lucena e Itaiópolis, num total de 1488 pessoas e a colônia de Augusta Vitória com 120 pessoas”. Em 1891, em “Massaranduba-SC estabeleceram-se em torno de 1000 pessoas.”
· 3ª fase, 1895-1908
Nessa fase, em 1895, vieram da Galícia (região dominada pelos russos), 350 pessoas para a colônia Alberto de Abreu, nos arredores de Porto União. Em 1896, foram assentados pelo governo paranaense cerca de 2500 pessoas, na colônia de Água Amarela (hoje Antônio Olinto-PR), predominando aí os poloneses de procedência russa e os outros da região da Galícia. Nas colônias de Rio Claro, Mallet e Dorizom-PR, estabeleceram-se cerca de 1000 famílias, predominantemente oriundas da região dominada pela Rússia.
Ainda em 1896 foi assentada a maior colônia polonesa paranaense, em Prudentópolis, com cerca de 10.000 pessoas, onde 70% de seus membros eram provenientes, também, da região de domínio russo.
· 4ª fase, 1908-1912
Foi a fase da imigração polonesa que trouxe o maior número de imigrantes para o Paraná, totalizando um número de 23.406 pessoas. Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na mesma fase, receberam 1000 e 7000 imigrantes poloneses, respectivamente.


Fonte:
Artigo de: Antonio Leocadio Cabral Reis / Orientador: Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira

COLONIZAÇÃO POLONESA EM ARAUCÁRIA

COLONIZAÇÃO DE ARAUCÁRIA
Os primeiros poloneses que chegaram em Araucária (em 1876) situaram-se em locais próximos dos rios Iguaçu e Passauna. Ao redor terras férteis, porém as condições de acesso a Curitiba eram muito precárias, por meio de carreiros. Muitos produtos, como centeio, arroz, trigo, erva mate e outros ficavam nos paióis e seus habitantes passaram necessidades, pois não tinham como vender. É importante destacar que os primeiros poloneses “vieram para uma colonização de povoamento”, diferente dos primeiros portugueses e espanhóis na América, que vinham para “explorar e exportar uma só cultura, com mão de obra escrava”. Os poloneses aqui chegaram para construir sua cidadania, ou, como outra expressão, alegavam: “Deus vos escolheu para a lavoura”. Esse não era o sentimento dos primeiros poloneses, de se dedicarem apenas à lavoura, pois esta lhes roubava o direito de estudar e prosperar com melhores condições de vida, dedicando a pesquisas e a ciências. Por isso, uma reflexão: os imigrantes poloneses e de outras etnias chegaram ao Brasil para SUSBTITUIR OS ESCRAVOS? Tinham como primeira razão a fé, construindo igrejas para salvar apenas a alma; Construir escolas para fundamentar conhecimentos aos filhos; Construir sociedade para salvar sua cultura, seus costumes e organizar seus trabalhadores cooperativos;
Qual era a prioridade da sociedade?
E que influência essa imigração recebeu dos índios, que aqui moravam, e dos escravos que sobreviveram?
Aqui chegando, os poloneses fizeram suas casas, mas também se preocuparam com a educação. Construíram a sociedade, escola e depois a Igreja. Jerônimo Durski, pai das escolas polonesas, imigrou em 1851. Ele foi também o primeiro polonês a residir no Paraná. O manual escrito por ele em língua polonesa e portuguesa em 1893 é tido como a primeira obra do gênero, tanto na Polônia como no Brasil. Ele lecionou português numa escola do Estado. Entre seus alunos, estavam eminentes brasileiros como o Dr. Caetano Munhoz da Rocha, que foi governador da Província do Paraná. Teve ainda Clotário Portugal, que tornou-se presidente do Tribunal da Justiça e o próprio historiador Romário Martins. Durski morreu em Campo Largo, em 1905.

OS POLONESES: COMO E PORQUE VIERAM PARA ARAUCÁRIA?

A vinda foi através de um recrutamento feito por empresas particulares que faziam promessas de que o Brasil era rico, tinha ouro, mas quando aqui chegaram o ouro era o “verde” das matas a serem desbravadas. O Brasil, diante da lei Euzébio de Queiroz, que proibiu o tráfi co de escravos em 1850, resolveu trocar o trabalho escravo pelo assalariado, tentando suprir a demanda de alimentos de Curitiba, que estava em bom crescimento.
Os imigrantes poloneses se estabeleceram em Thomás Coelho. Foram recrutados em grande parte pelo agente de imigração Eugenio Bendaszewski, natural de Gorlice, antiga Galícia austríaca e residente em Curitiba. Em cada núcleo, fundou-se uma escola e edificou-se uma capela. Inicialmente o número de seus lotes era de 182, mas em 1878 isso foi ampliado para 270, fi cando conhecido como Roça Nova. O nome dado à colônia foi uma homenagem prestada pela província ao então Ministro da Agricultura, Thomas José Coelho de Almeida, membro do Gabinete do Império, presidido por Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

DESENVOLVIMENTO

O fato de a colônia possuir uma serraria pertencente a Pedro Hey concorreu muito para o seu desenvolvimento inicial, porque os colonos podiam vender os pinheiros que abundavam em seus lotes e, com o lucro, melhorar os seus estabelecimentos, comprando instrumentos agrícolas. A existência dessa serraria contribuiu para que os colonos pudessem construir suas casas a preços mais favoráveis. O colono poderia ligar-se à terra que habitava pelo direito à propriedade, facilitando-se a aquisição da mesma. Cada imigrante maior de 10 anos teria um auxílio de fixação de $ 20.000 (Réis) e mais a mesma soma para compra de utensílios e sementes. Após a fixação do imigrante, este seria logo empregado na construção de estradas da colônia, cessando então na alimentação que era por canta do governo. Em cada colônia mais afastada da capital, seria edificada uma escola e uma capela. As novas gerações que houvessem apreendido a lidar com a terra e dominar as condições brasileiras

FONTES DE PESQUISA:
SWERCZEK Wendelin, A seara do semeador, Gráfi ca Vicentina, 1980.Curitiba/PR.
WACHOWICZ Ruy, História do Paraná, 6ª edição, gráfi ca Vicentina, 1988. Curitiba.
WACHOWIC Ruy (Tomas Coelho uma comunidade camponesa).
ARTIGO ESCRITO POR Pedro Greboge Filho / Professor de História e Filosofia. Artigo do ano de 2008.


Ao longo dos anos, a cidade foi construindo e revitalizando alguns monumentos históricos em referencia ao marco da colonização polonesa, alguns deles são:

Igreja de São Miguel

A capela foi construída em 1882, na localidade denominada "Campina dos Ausentes", sob a orientação do engenheiro Virgílio da Gama Lobo, em terreno doado por Aleixo Trauczynski, depois de muita polêmica entre os colonos poloneses, galicianos e silicianos quanto à escolha do local. No dia 10 de dezembro de 1884, a igrejinha foi visitada pela Princesa Izabel, a qual menciona em carta-diário dirigida a seu pai, o Imperador D. Pedro II, que "... a capela é bonitinha, mas horrivelmente pequena para os 3000 colonos que existem em Thomaz Coelho". Em 1888 a capela foi reformada às custas dos próprios colonos. No mesmo ano, foi criado o curato de Thomaz Coelho, tendo como sede a Capela de São Miguel, elevada à categoria de Matriz em 15 de dezembro de 1936. Em 1937, a capela foi restaurada, tendo como vigário o Padre Boleslau Bayer. O Padre Francisco Madej, em 1948, deu inicio a ampliação (6m x 15m) com a orientação do engenheiro Ficinski, sendo concluída em 1952. Durante esta reforma, a Igreja recebeu altar de mármore importado em diversas cores, com ornamentos em bronze, o piso da escadaria do altar foi executado em mármore de Carrara. A pintura interna é do começo da década de 1950, apresentando motivo floral e anjos, tudo em policromia viva. No piso foi usada a técnica de ladrilhos hidráulicos, com motivos geométricos. As portas e janelas testemunham o gosto pelo estilo neogótico, comum na época, linguagem esta que foi adotada na maioria das reformas feitas em edifícios dos programas religiosos da época. Entre 1971 e 1973, a igreja foi reformada na sua parte externa. Localiza-se na Rua Boleslau Bayer. Tel. (41) 3643-1240.
Horário de visitação: nos horários de missa ou agendar com as irmãs da Casa Betânia.


Interior Igreja São Miguel - Foto: Carlos Poly


Parque Romão Wachowicz
Foi criado pela Prefeitura Municipal em 27 de julho de 1995 com intuito de preservar a memória da imigração polonesa. No local encontra-se a Capelinha de São Miguel, o Memorial da Imigração Polonesa, um mirante com vista para a Barragem do Passaúna, um pequeno bosque, um pomar, um anfiteatro, uma pequena trilha que contorna o parque e alguns recantos com bancos.
A imigração polonesa na região de Araucária iniciou-se em Thomaz Coelho, que foi a maior colônia de imigrantes poloneses das circunvizinhanças da capital fundada por Lamenha Lins em 1876 e tinha como objetivo abastecer a capital do Estado com gêneros agrícolas. A grande religiosidade destes imigrantes registra-se em Araucária através da construção de capelinhas em terrenos particulares. Localiza-se na Avenida Centenário, 1105.
Horário de atendimento: terça-feira à sexta-feira das 8h às 17h30, sábados, domingos e feriados das 10h às 17h.

Foto: Carlos Poly

Capelinha de São Miguel
Foi construída em 1894, pelo imigrante polonês Miguel Gurski em seu terreno particular. A capelinha foi restaurada em 1981. Em 1995, a capelinha foi novamente restaurada e atualmente faz parte do Memorial da Imigração Polonesa.

Capelinha de São Miguel - site Turismo pelo Brasil


Portal Polônico
Inaugurado em 9 de abril de 2000, data do encerramento do IV Congresso Polônico da América Latina. O Portal Polônico mostra duas fases da arquitetura do imigrante polonês no município, combinando elementos arquitetônicos da casa de troncos da segunda metade do século XIX e posteriormente da casa de tábuas de pinheiros. Os lambrequins também caracterizam essa última fase. Localiza-se na Avenida das Araucárias.


Portal Polônico - Blog Circulando Curitiba

Aldeia da Solidariedade
Constituída por centenárias edificações em madeira rudimentar, construída pelos poloneses que chegaram à região. Em 1982, foram transferidas de Thomaz Coelho, Roça Velha e Roça Nova para o Parque Cachoeira. Conta com duas casas, chiqueiro, paiol e picador de palha, utilizados para oficinas de arte e artesanato. Localiza-se na Rua Ceará, 65 – Parque Cachoeira. Informações Tel. (41) 3901-5195 - e-mail: aldeia@araucaria.pr.gov.br
Horário de visitação: de segunda-feira à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Aos sábados, domingos e feriados é permitida a visitação externa às casas no horário de funcionamento do Parque Cachoeira das 10h às 17h.

Foto: Carlos Poly


Alguns vídeos interessantes no youtube sobre a colonização polonesa no Paraná:




Essa reportagem foi muito legal, quem ainda não assistiu vale a pena !

Esperamos que tenham gostado.

20 comentários:

  1. Sou da família Kantoviscki e gostaria de saber se alguém conheceu alguém com esse sobrenome. Meu email: marciasud-figueiredo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Sou da família Kantoviscki e gostaria de saber se alguém conheceu alguém com esse sobrenome. Meu email: marciasud-figueiredo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. oi meu tataravos eram Julinski tem noticias ?
    ponchekisabrina@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde! Minha bisavó paterna e minha avó paterna constam como polonesas. Mas não acho os sobrenomes de solteira delas em nenhum lugar: Niedziolka e Florianowich. Vc pode me indicar onde posso procurar? Elas vieram perto de 1910. Agradeço! irene.schiller@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Bacovicz é polones ?
    Lidia.menezes17@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. A 4 e ultima leva de poloneses que segundo o texto chegaram entre 1908 e 1912 eram provenientes de que lugar da Polonia? Estou indo ate Cracóvia em junho deste ano. Grato

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, me sobrenome é Krefta meu avo paterno falava fluentemente o polonês, alguém tem informações sobre este sobrenome é data de imigração? Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia eu também procuro por DELLER, DURAU, KOSCIANSKI, BONETE, OLESKOSVICZ, E VICENTE DE LIMA SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR, PIR FAVOR ENTRAR EM CONTATO ZAP 47991596343 QUERO ANEXAR NA MINHA ÁRVORE GENEALÓGICA

    ResponderExcluir
  9. Procuro por informações do sobrenome Kuk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Meu Bisavo era Kuk, só sabemos que ele veio da Polonia e se estabeleceu no Paraná. chrisrebello@hotmail.com

      Excluir
  10. Procuro entrada da familia Wonsowicz no brasil, alem de São Francisco do Sul alguem sabe se entraram por outro porto? No arquivo historico do Paraná não localizei.

    ResponderExcluir
  11. Meu avô acabou ficando Kuka, mas o pai dele era Kuk, não sabemos de que local da Polonia meu Bisavo veio

    ResponderExcluir