quarta-feira, 3 de abril de 2013

História do símbolo da Águia Branca – Brasão da República da Polônia e da Bandeira Nacional

O BRASÃO
A águia branca polonesa tem um início lendário quando um soldado de nome Lech percorria a Europa com os seus irmãos Czech e Rus a procura de um lugar onde pudesse se fixar. Quando chegaram às terras sonhadas por Lech onde existiam inúmeros ninhos de águias, Lech observou que de um ninho saiu voando uma águia branca que contrastou com céu carmim do por do sol e entendeu que era este um sinal de que assim como as águias ele poderia se estabelecer ali e fundar o seu país. Desta maneira foi estabelecido o país dos Lechitos, cujo nome está relacionado com a Polônia. Fundou a capital Gniezno (relativo a palavra gniazdo = ninho). Para o seu brasão escolheu a águia branca com as asas abertas. Seus irmãos foram para outras terras estabelecer outras nações.

O brasão da República da Polônia é representado por uma águia branca coroada, com as asas abertas, sobre fundo vermelho.


Nos tempos antigos, em algumas nações, a águia simbolizava o deus mais importante e em várias épocas foi adotada como insígnia nacional. Por exemplo, na mitologia grega e romana a águia era símbolo de grandeza e majestade, e no Antigo Império Romano usada como símbolo de suas legiões. 
Historicamente o desenho da águia apareceu pela primeira vez nas moedas cunhadas durante o governo do primeiro rei polonês - Bolesław Chrobry, filho de Mieszko I, que reinou entre 992 e 1025. Neste tempo a águia ainda não apresentava a coroa sobre a cabeça e era pintada sobre os escudos dos soldados sobre fundo vermelho. Esta insígnia era usada em cerimônias de grandes eventos e conquistas da corte e pelo exercito polonês.
O símbolo heráldico da águia branca coroada sobre um fundo vermelho surgiu pela primeira vez durante a cerimônia da coroação do rei Przemysł II, em 25 de junho de 1295, em Gniezno. Przemysł II confeccionou um sinete no qual cunhou uma grande águia branca com os dizeres ao seu redor “Deus devolveu aos poloneses os símbolos da vitória” (Bóg przywrócił Polakom zwycięskie znaki). Desta maneira a águia branca tornou-se o brasão do reinado polonês e foi usado por todos os reis poloneses que o sucederam. Fazia parte das vestes reais, armas de defesa pessoal e bandeiras. Esteve presente nas insígnias dos reis da dinastia dos Piast (também durante a divisão), Jagiełło, Wasa e, na seqüência, dos reis que foram eleitos. O brasão era exposto durante as cerimônias da coroação, eleições dos reis, acordos de paz, visitas dos representantes das nações amigas, reuniões do parlamento, casamentos, funerais e também nos campos de batalha.
Ao longo dos séculos o brasão foi modificado quanto ao tipo de desenho da águia, mas o símbolo em si não mudou. A cor branca da águia simboliza a pureza e o vermelho do fundo, sobre o qual repousa, a majestade.
Após a reconquista da liberdade da nação polonesa, em 1918, a águia corada voltou a ser usada no brasão nacional. Durante a II Guerra Mundial, de 1939 a 1945, o brasão e a bandeira foram os símbolos máximos do exército nacional, do exército subterrâneo AK – Armia Krajowa e do povo em defesa do país. Após a guerra, já sob o domínio soviético, a águia branca perdeu a coroa, embora permanecesse no brasão. O brasão com a águia coroada continuou a existir nos corações de todo o povo polonês e todos os opositores do governo da República Popular da Polônia para os quais era símbolo da luta pela libertação da Polônia.
Depois da mudança política, em 9 de fevereiro de 1990, o brasão voltou a ser a “Águia branca coroada com a cabeça virada para a direita, com as asas abertas, com o bico e as esporas douradas, situada sobre o fundo vermelho do escudo”.

BANDEIRA

A bandeira nacional da Polônia é composta por dois campos horizontais adjacentes de mesma espessura. Em cima a faixa é de cor branca e embaixo de cor vermelha. Estas cores têm sua origem no brasão da nação polonesa. A cor branca simboliza a cor da águia e a vermelha a do escudo do brasão.


As cores branca e vermelha foram consagradas em 1831, embora tenham raízes mais antigas. No século 13 a águia branca foi usada pelos reis da família Piast sobre um escudo de fundo vermelho. Na primeira metade do século 18, faziam parte dos uniformes dos soldados, aos quais era anexada uma fita branca em forma de laço simbolizando o exército nacional. Quando desencadeou a revolução de novembro as cores da fita mudaram para branco e vermelho. O branco simbolizava a bondade e a pureza dos objetivos da nação polonesa, e o vermelho, a majestade e o poder dos dirigentes poloneses. Desde este tempo as cores branca e vermelha tornaram-se as cores oficiais da nação.
                A representação pelas cores branca e vermelha mais uma vez foram confirmadas na nova Constituição firmada em 1997, artigo 28, como símbolos da nação polonesa.


Fonte: Consulado Geral da República da Polônia em São Paulo – Site http://www.consuladopoloniasp.org.br/publicar/view-simbol.php?id=35

Esse vídeo a seguir é muito legal pessoal, está disponível no youtube, foi enviado em 08/10/2010. Já que estamos falando também sobre a parte histórica, ele traz uma “linha do tempo” de todos os eventos mais importantes ocorridos no país desde a sua criação, vale a pena, é ótimo !!!!
“O Governo da Polônia fez um vídeo para a Expo 2010 Shanghai, (http://en.expo2010.cn/) uma feira em que os países podem expor informações sobre sua economia, cultura, aspectos sociais, etc.
A animação, com ótima qualidade, mostra um pouco da história do país, desde sua formação até os dias de hoje. Além de chamar atenção do público, utiliza somente a parte visual para passar as informações e efeitos sonoros, mas nenhuma fala. Uma boa saída para promover o país numa feira internacional (e fora dela também).”



Um comentário: