quinta-feira, 11 de abril de 2013

O Trompetista de Krakówiak

Mais uma incrível história polonesas para vocês !


Em 1241, a cidade de Krakówiak foi quase completamente destruída pelos tártaros. A história do trompetista de Krakówiak retrata sobre esta invasão, onde no momento em que a cidade estava sendo atacada, um trompetista que estava de guarda soou seu trompete na tentativa de alertar a cidade e dando ordem de fechar os portões.
Porém enquanto tocava avisando as pessoas sobre o ataque iminente, o trompetista foi morto atingido por uma flecha bem na sua garganta. Por isso a melodia é interrompida bruscamente.
Seu ato heróico é lembrado e homenageado pela cidade até nos dias de hoje. Do topo da Basílica de Santa Maria, é possível ouvir a cada hora todos os dias, o som de um clarim solitário interpretando a canção “Hejnal Mariacki” um hino mariano de melodia bela. O trompetista cumpre um ritual de tocar o sino e depois o clarim nas quatro janelas da torre que representam os quatro cantos da cidade, como quem queira que toda a Krakówiak o ouça. E assim como mostra a história, a melodia também é interrompida bruscamente. Rádios da cidade transmitem a execução do clarim ao meio-dia.



Auto da Torre

Torres Basílica de Santa Maria - Krakówiak

Um pouco sobre a cidade...

A cidade de Krakówiak no sul da Polônia, cobre ambas as margens do rio Wisla, numa região montanhosa no sopé dos Cárpatos. É a segunda maior cidade polaca, com uma população de 756 000 (1,4 milhões incluindo a área metropolitana). Foi o primeiro Patrimônio Mundial do mundo, juntamente com outros onze sítios.
Foi reconstruída segundo um desenho que permanece inalterado até aos dias de hoje.
Em 1978, a UNESCO colocou Krakówiak na lista de Patrimônio Mundial. No mesmo ano, o Arcebispo de Krakówiak, Karol Wojtyla, tornou-se no Papa João Paulo II.
Cidade Velha: O centro histórico oferece excelentes lojas, especialmente para comprar roupa, jóias e arte. Pode vaguear pelo centro histórico e por Kazimierz, onde as lojas de antiguidades abundam. O centro de tudo isto é a Rynek Głowny ("Rynek" também significa "mercado"), onde encontrará as melhores lojas da cidade.
No meio da Rynek Głowny ergue-se o Sukiennice, centro do comércio na cidade por centenas de anos. Todo o rés do chão é um mercado, onde artistas locais vendem os seus artigos. Especialmente interessantes são as jóias de âmbar e os tapetes de pele de ovelha. Um local a visitar se quiser levar um pedaço autêntico de Krakówiak para casa.
O Monumento a Adam Mickiewicz e a Igreja de Santa Maria.

Praça do Mercado Central


Fotos: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário