quarta-feira, 6 de março de 2013

Pêssankas, Pisánki ou Pisánka Polonesas


Foto: Internet
Depois de algum tempo sem postagens, e com a Páscoa de aproximando...hoje resolvi postar algo contando um poco mais sobre a cultura milenar de decorar ovos!
          Segundo a etimologia, a palavra pêssanka originou-se do verbo pessaty, que significa escrever. A arte de pintar pêssankas consiste em primeiro lugar sobre escrever no ovo uma mensagem promissora e para isso são utilizados vários grafismos, cada um com seu significado.
          A origem da arte de colorir ovos é milenar, representando as mensagens por meios de símbolos em épocas onde a escrita e alfabeto não existiam. Conta-se que os povos na era pagã decoravam ovos para dar as boas-vindas ao sol, festejando a primavera para assegurar fertilidade ao homem, á terra e aos rebanhos: A pêssanka simbolizava, assim, o renascimento da terra na primavera. Com a propagação do cristianismo, ela passou a simbolizar a ressureição – promessa de um mundo melhor.  É por isso que dessa forma, sua confecção está relacionada tradicionalmente aos festejos poloneses e ucranianos da páscoa. (Fonte: Revista Clichê) 
         O ovo em si é símbolo da vida, com o batismo da Polônia na região católica foram adaptados símbolos ligados ao cristianismo. Com a Páscoa, com as promessas de um mundo melhor e mais feliz preparavam-se essas obras de arte para a tradicional benção de alimentos nas igrejas. Durante o sábado de aleluia e domingo de Páscoa o patriarca da família os distribuia entre seus parentes como reverência e continuidade do gem, ou seja, a árvore genealógica.

         Pelo feitio tradicional, as pêssankas são confeccionadas em ovos de aves (galinha, pato) tanto cheios quanto vazios – esta última pratica que vem acontecendo atualmente, assim como a confecção em ovos de madeira. Já a simbologia de suas formas e cores está relacionada a símbolos convencionados simplesmente por uma tradição cultural de cada comunidades polonesas.


Em posição vertical, o ovo é normalmente dividido em partes por linhas que vão auxiliar no desenho escolhido, formando uma espécie de grid.


Os elementos compositivos das pêssankas podem ser geométricos e orgânicos: Os elementos orgânicos estão geralmente relacionados à natureza e geralmente se comportam como elemento central da composição, enquanto os geométricos compõem o restante da superfície, ou toda a pêssanka.

A arte do pisanki, é um presente personalizado, uma vez que obrigatoriamente cada ovo tem um significado diferente.


Em relação à cor, observa-se que as pêssankas mantêm uma paleta equilibrada de cores – e que também se relacionam com seu significado – e que auxiliam no contraste da composição.
Significados das cores nas Pêssankas



Fonte: Texto adaptado do Blog do Eloir, em: http://eloirjr.blogspot.com.br/p/pessankashistoria-e-simbologia.html
                                                                    http://www.revistacliche.com.br/2013/03/quando-os-padroes-sao-simbolos


Esse é um vídeo interessante que foi apresentado em 02/11/2007 no programa Tudo é Possível, um pouco antigo mas está bem bacana. Fala sobre as pêssankas, cultura milenar até hoje preservada também presente na Ucrânia; mostra um pouco também como é o processo de confecção.




É isso aí pessoal, espero que tenham gostado. Em breve mais material sobre a cultura polonesa.

Abraços !

Nenhum comentário:

Postar um comentário