quinta-feira, 2 de maio de 2013

10 CASTELOS REAIS DA POLÔNIA

Essa semana o post é sobre alguns dos mais conhecidos palácios e castelos da Polônia, um pouco da história de apenas dez dos inúmeros que existem, são pontos de referência turístico e considerados uns dos mais belos em toda Europa.

JJEspero que gostem !!JJ

1 - Palácio Wilanów

O Palácio Wilanów está localizado no município de Wilanów, juntamente com o seu parque e outros edifícios, formam um dos mais preciosos monumentos da Cultura Nacional Polaca. Ele sobreviveu às Partições da Polonia e a guerras, preservando as suas autênticas qualidades históricas.
É lembrado como sendo a versão polonesa do Palácio de Versalhes, Wilanów significa Cidade Nova.  Conta-se que a semelhança entre Versalhes e Wilanów deve-se em grande parte aos monarcas de França e Polônia, na época. Tanto Luiz XIV quanto Jan Sobieski eram católicos – na época a Europa estava conturbada por disputas entre católicos e protestantes – subiram ao trono na mesma época e admiravam os mesmo estilos arquitetônicos. A própria situação dos palácios, próximos das capitais, mas ao mesmo tempo convenientemente afastados, era semelhante. (http://www.viagensimagens.com/cast_wilanow.htm)
O Palácio Wilanów foi construído para o Rei polaco Jan III Sobieski, no último quartel do século XVII, e mais tarde foi ampliado por outros proprietários. As elevações e interiores do palácio, usando símbolos antigos, glorificam a família Sobieski, especialmente os triunfos militares do Rei.
Atualmente a propriedade é administrada pelo governo, e é uma das principais atrações turísticas de Varsóvia. Ao adentrar no palácio os visitantes serão conduzidos através de um verdadeiro labirinto de salas, salões e corredores, profusamente adornados com milhares de peças artísticas.  Também os jardins de Wilanów são um requinte de bom gosto, lembrando em muito aos de Versalhes.


Wilanów



 2 - Castelo de Ujazdów

O Castelo de Ujazdów (Polaco: Zamek Ujazdowski) é um castelo na região histórica de Ujazdów, entre o Parque de Ujazdów e o Parque dos Banhos Reais (Łazienki Królewskie), em Varsóvia, Polónia.
O primeiro castelo no local foi erguido pelos Duques da Mazóvia, no século XIII. Contudo, no século seguinte, a sua corte moveu-se para o futuro Castelo Real de Varsóvia, pelo que o castelo de Ujazdów foi praticamente abandonado.
No Século XVI, uma casa senhorial foi construída para a Raínha Bona Sforza.


Ujazdów



3 - Castelo de Łańcut

O Castelo esta localizado na cidade de Łańcut no sul da Polônia. Do século XVII, este grande edifício abrigou as famílias nobres Pilecki, Stadnicki, Lubomirski e Potocki. Hoje o castelo tornou-se um grande museu.
Encomendado por Stanislaw Lubomirski, em 1629, o edifício foi concluído em 1641 pelo arquiteto Maciej. Em 1775 tornou-se então de propriedade de Izabela Lubomirska, sendo ampliado e remodelado seu interior pelo arquiteto Vincenzo Brenna. A partir deste período, o palácio ganhou um salão neoclássico e grande sala de jantar, bem como extensos jardins com pavilhões.
No século XIX, a propriedade do edifício passou para a família Potocki. De 1889 a 1914, o penúltimo dono, Roman e Elżbieta Potocki, fez o palácio ser reestruturado passando por uma reforma.


Łańcut



4 - Castelo de Kliczków

O castelo do vilarejo de Kliczków, na Baixa Silésia, é um verdadeiro conto de fadas! Erguido no século 13, em meio a uma floresta, o local sobreviveu no decorrer dos séculos a guerras e disputas. Desde 2001, após diversas reformas, virou um hotel com diárias a partir de 300 zloty.


Kliczków



5 - Castelo de Malbork

O Castelo de Malbork foi construído pela Ordem dos Cavaleiros Teutônicos, uma ordem religiosa católica romana alemã de cruzados. Situa-se cerca de 60 quilômetros a sudeste de Gdansk, na cidade polaca de Malbork. A ordem chamou-lhe Marienburg (Castelo de Maria), o mesmo nome que receberia a cidade que cresceu à sua volta.
Construído por Siegfried von Feuchtwangen a mando dos Czernichovscki, o castelo encontra-se em posição dominante sobre a margem direita do rio Nogat, afluente do Vístula, sendo assim acessível aos navios mercantes e às barcaças. Este era inicialmente um convento, depois transformado num castelo com todos os efeitos. Em constante evolução durante quase duzentos e trinta anos, o castelo é o exemplo clássico de uma fortaleza medieval. Aquando da sua conclusão, em 1406, era o maior castelo gótico de tijolos no mundo.
A UNESCO designou o "Castelo da Ordem Teutônica em Malbork" e o seu museu como Patrimônio Mundial da Humanidade em Dezembro de 1997. É um dos dois sítios classificados pela UNESCO na região com origens na Ordem Teutônica, sendo o outro a "Cidade Medieval de Thorn" (Toruń), fundada em 1231 como sítio do castelo Thorn.


Malbork



6 - Castelo de Książ

Lendas e o sobrenatural atraem a castelo polonês. Depois da meia-noite, dizem, o espírito de Daisy von Hochberg-Pless é presença sentida naquele que foi seu recinto favorito, ao tempo em que viveu em Ksiaz (1892-1922) - uma propriedade de 400 cômodos, que a inglesa tornada princesa por meio do casamento dizia odiar pela falta de banheiros. Dizem ainda que ela, um "fantasma do bem", usa um vestido branco e gosta de tocar piano ali na sala, uma das mais simples do castelo erguido sobre a rocha (395 metros acima do nível do mar) cuja história remete ao século 10 e a uma lenda digna da saga arturiana.
(Fonte: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI2901820-EI6580,00.html)
Książ é um castelo na Silésia/Polónia em Wałbrzych. Foi construído em 1288-1292 sob mando de Bolko. Encontra-se dentro de uma área protegida chamada Książ Landscape Park.
A fortificação original foi destruída no ano de 1263 por Ottokar II da Boêmia. Bolko I, Duque de Świdnica e Jawor construído um novo castelo entre 1288 e 1292. Duke Bolko II de Świdnica morreu em 1368 sem ter filhos com sua esposa Agnes von Habsburg, após sua morte no ano de 1392 o rei Venceslau IV da Boêmia obteve o castelo; passado para
Janko z Chociemic no ano de 1401. Os hussitas Bohemian ocuparam o castelo entre 1428-1429. No ano de 1464 Birka z Nasiedla conquistou o castelo e a coroa de Bohemian.
Birka z Nasiedla venderam a Hans von Schellendorf. A segunda construção do castelo foi destruída em 1482 por Georg von Stein. No ano de 1509 Konrad von Hochberg  se tornou dono da colina do castelo; em 1941 a família tomou pose da edificação. O castelo foi ocupado pelo Exército Vermelho em 1945, onde quase todos os artefatos foram perdidos ou destruídos.


Książ





7 - Castelo de Torun

Torun deve suas origens à Ordem Teutônica, que construiu um castelo lá em meados do século 13 como uma base para a conquista e a evangelização da Prússia. Ela logo se desenvolveu um papel comercial, como parte da Liga Hanseática. No Antigo e Cidade Nova, os muitos imponentes edifícios públicos e privados dos séculos 14 e 15 (entre eles a casa de Copérnico) são prova evidente da importância de Torun.

8 - Castelo Wawel

O Castelo Real de Wawel, situado na colina Wawel da cidade de Cracóvia, Polónia.
Tem torres e muralhas que nossa memória infantil deseja ver, mas todas as atenções estão voltadas para a Catedral e a área do palácio, que contém os Apartamentos Reais Privados e os Salões de Estado.
A magnífica catedral, com sua planta nada óbvia, é o local de repouso final de uma infinidade de importantes religiosos e antigos monarcas poloneses. Destaque para a capela de Sigismundo, que guarda o corpo dos reis Sigismundo I e II, e o mausoléu de Santo Estanislau. Capital do país de 1038 a 1569, aqui estão os restos de 39 dos 45 monarcas do país. Aqui também estão enterrados heróis nacionais como Tadeusz Kosciuszko e de poetas como Adam Mickiewicz.
Já a área do palácio é um tour por uma série de aposentos com serena decoração. Muito além da simples ostentação, os amplos e claros salões que envolvem o grande pátio, dão uma clara noção de nobreza e poder. Só é possível visitar o palácio em tours guiados e com horário marcado.



Wawel


 
9 - Castelo dos Duques de Masóvia

História de Varsóvia: As origens da cidade remontam à Idade Média e por isso a cidade Velha ou Stare Miasto é um burgo muralhado (reconstruído meticulosamente) que é da Idade Média e da época do Renascimento. Mas o crescimento da cidade inicia-se verdadeiramente no século XIV, em redor do castelo dos Duques de Masóvia, sendo elevada a capital do reino nos finais do século XVI, após o incêndio de Carcóvia. Foi ocupada pelos Suecos e pelos Russos diversas vezes e fez parte do Império Francês de Napoleão Bonaparte como capital do grão-ducado de Varsóvia.
O ducado de Mazóvia surge no contexto da fragmentação do Reino da Polónia, em 1138, após a morte de Bolesław III. E foi por vontade de Boleslaw III que a Mazóvia foi governada pelo seu filho, Boleslaw IV, mais tarde Grande Príncipe da Polónia, e outros duques da Mazóvia da linhagem da dinastia Piast.
Entre os duques da Mazóvia, Boleslaw IV foi Grão-duque da Polónia de 1146 a 1177, enquanto Konrad I foi Grão-duque de 1229 a 1232 e de 1241 a 1243. Konrad I foi quem pediu ajuda à Ordem Teutónica contra os pagãos Prussianos. Quando o reino da Polónia foi restaurado em 1295 com a coroação de Przemysł II, o ducado da Mazóvia manteve-se independente. Mas em 1351 os duques tornaram-se vassalos dos reis da Polónia, enquanto que a diocese de Płock sempre fora pertença do episcopado polaco de Gniezno.
De 1385 a 1462 o ducado de Belz foi integrado no ducado da Mazóvia. Mas o último duque e Piast mazóvio, Janusz III, faleceu em 1526, incorporando a Mazóvia no Reino da Polónia.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Vars%C3%B3via)


Castelo Duques de Masóvia

10 – Castelo Real de Dobczyce

A fortificação de madeira já havia sido erguido em Dobczyce durante o reinado dos primeiros membros dos Piasts (por volta do século 10). Segundo a lenda, o castelo foi construído por um dos que eu Mieszko guerreiros - Dobek, que chegou a esta terra, juntamente com seus filhos. Władysław Jagiełło ordenou a conservação do castelo e os rendimentos doados a partir da Mina de Sal de Wieliczka para esta finalidade.
Em seu momento de pico do castelo abrigava 70 quartos e três torres. Kazimierz Jagiellończyk mudou o castelo em uma academia para seus filhos. No século 16 problemas financeiros forçaram Stefan Batory para entregá-la a Sebastian Lubomirski, que converteu em uma residência renascentista. No século 18, o castelo foi completamente deserta. Durante a Revolta de Novembro de 1830 as suas paredes foram desmontadas e utilizadas para construir uma igreja próxima, que foi lá para apresentar dias. Na década de 1960, as obras de remodelação foram realizadas. Atualmente o castelo abriga um Museu Regional de PTTK - Sociedade de Turismo polonês País-amante.


Dobczyce

Fotos: Internet



O vídeo abaixo trás imagens de diversos castelos.
 

2 comentários:

  1. ** lindíssimos ** amei castelos mazovia - terra minha descendência **

    ResponderExcluir
  2. A foto do Castelo de Torún está incorreta. Aquele é na Itália

    ResponderExcluir