quarta-feira, 25 de julho de 2012

Região de Lublin

Informações sobre a história
Os primeiros assentamentos permanentes no que hoje é Lublin foram estabelecidos no início da Idade Média, o mais antigo e significativo assentamento foi iniciado no século VI, em uma colina localizada no subúrbio de Czwartek (em português: quinta-feira, muito provavelmente devido ao dia da semana em que se realizava a feira no povoado).
Nos séculos X e XI o povoado de Czwartek tornou-se um importante centro de comércio. A localização de Lublin próxima à fronteira oriental das terras polonesas deu-lhe uma importância militar estratégica. A primeira fortificação no local pode ter sido construída já no século VIII, possivelmente na Colina do Castelo.
O documento histórico mais antigo que menciona Lublin data de 1198, e certamente seu nome deve ter entrado no uso geral já algum tempo antes.
A aldeia foi alvo de ataques por parte de tártaros (1241, 1259 e 1287), rutenos, iotivingianos e lituanos e foi destruída várias vezes. Recebeu o título de cidade em 1317. Casimiro o Grande, avaliando a importância estratégica do local, mandou erguer com pedras um castelo em 1341 e cercou a cidade com muralhas.
Alguns dos artistas e escritores da Renascença polonesa viveram e trabalharam em Lublin, inclusive Sebastian Klonowic e Jan Kochanowski, que morreram na cidade em 1584.
No século XVII, a cidade sofreu um declínio devido à invasão sueca durante as Guerras do Norte (1655-1661). Após a terceira partição da Polônia em 1795 Lublin passou para o domínio do Império Austríaco, depois, a partir de 1809 ao Ducado de Varsóvia, e ainda desde 1815 ao Polônia do Congresso sob o governo russo. No começo do século XIX aconteceram vários modernos desenvolvimentos urbanos, com o surgimento de novas praças, ruas e edifícios públicos. Em 1877 foi construída uma conexão de estrada de ferro para Varsóvia e Kovel, que alavancou o desenvolvimento industrial na cidade. A população de Lublin cresceu de 28 900 em 1873 para 50 150 em 1897.
Depois da invasão da Polônia pela Alemanha nazista em 1939, a cidade passou para o Governo Geral. Durante a ocupação alemã, a população da cidade foi alvo de intensa repressão por parte dos ocupantes, com um destino particularmente severo reservado para os habitantes judeus. Foram utilizados planos alemães para transformar Lublin em uma cidade germanizada e a parcela da população de etnia alemã passou de 20-25% do total, em 1944, para 30-40% no ano seguinte.
A cidade serviu como quartel-general alemão para a Operação Reinhard, o principal esforço alemão para exterminar os judeus na Polônia ocupada. A população judia de Lublin foi forçada a se estabelecer no gueto de Lublin, ao redor da área de Podzamcze. A maioria dos habitantes do gueto, aproximadamente 26 000 pessoas, foi deportada para o campo de extermínio de Bełżec entre 17 de março e 11 de abril de 1942.
Nos anos pós-guerra, Lublin continuou a crescer, triplicando sua população e expandindo grandemente seu território. Uma importante base de pesquisa científica foi instalada em torno da recentemente fundada Universidade Marie Curie-Skłodowska. Uma grande fábrica de veículos (Fabryka Samochodów Ciężarowych - FSC) foi fundada na cidade em 1950.




Folclore
O folclore da região de Lublin é interessante pois tem grande influência de seus vizinhos. Eles variam em tempo e humor, às vezes partes lentas e em outras muito rápidas. O traje atualmente usado na região de Lublin é o da cidade de Krzczonów que devido à sua beleza foi escolhido como o principal traje da região. Lembrando também, que nosso famoso pierogi vem desta região, e em algumas coreografias, grupos retratam a tradição de fazer este delioso prato típico polonês.







Link para ver o vídeo:

Esperamos que tenham gostado das informações e fotos! =)

Referências:
- Dados da internet;
- Fotos da internet, Karina Dudek e Nelson Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário